PASSO A PASSO remoteID
Siga o passo a passo abaixo para começar a utilizar o Certificado Digital remoteID. Se você já utiliza o certificado e deseja acessar a sua conta na plataforma RemoteID clique aqui
1. Você já fez a validação presencial do seu Certificado remoteID?
2. Você já usou os códigos de emissão 1 e 2 e emitiu seu certificado RemoteID?
3. Ótimo. Agora, você precisa Instalar desktopID em seu computador:
Esse aplicativo é fundamental para o funcionamento do remoteID, pois é ele quem fará a comunicação entre a aplicação e o seu Certificado Digital.
Atenção: Em sistemas MAC OS, somente o navegador Mozilla Firefox é homologado para utilização
- Depois de baixar o DesktopID, execute o SETUP como administrador e faça a instalação. Após a conclusão da instalação, abra o DesktopID e siga os passos abaixo:
- 1. clique em CONTINUAR;
- 2. valide as informações solicitadas;
- 3. clique em REGISTRAR COMPUTADOR;
- 4. será exibida uma mensagem informando que a instalação foi concluída com sucesso. Finalize clicando em VER CERTIFICADOS;
- 5. inicie a configuração clicando em remoteID. Para isso, utilize o mesmo e-mail e senha da sua conta remoteID - que você cadastrou antes de emitir seu Certificado.
- 6. Clique em AUTORIZA ACESSO e aguarde a confirmação de que a sincronização foi efetuada com sucesso. Clique em CONCLUIR.
Parabéns, agora, o seu Certificado remoteID está configurado no app DesktopID do seu computador.
TESTE
Agora, verifique se o seu Certificado está pronto para o uso clicando aqui.
Se tiver dúvida, veja a seção Como utilizar o Certificado remoteID.
3. Se você já validou o seu Certificado remoteID, mas ainda não o emitiu, siga os passos a seguir.
CONFIGURAÇÃO DE CONTA
- a) Clique aqui e crie uma conta na plataforma remoteID.
Depois, acesse o e-mail utilizado na criação da conta e confirme o seu cadastro para seguir à próxima etapa do processo CADASTRO DE SENHA.
CADASTRO DE SENHA PARA O CERTIFICADO DIGITAL
Depois de criar seu login e senha de acesso à plataforma remoteID, é hora de acessar sua conta na nuvem para cadastrar a senha do seu Certificado Digital.
- a) Clique em CERTIFICADOS e logo em seguida em AUTENTICAÇÃO, no canto superior esquerdo.
- b) Depois, clique em PIN e informe e confirme a senha que deseja cadastrar. Finalize clicando em SALVAR. Ao clicar em SALVAR, serão geradas 12 palavras que formam a sua senha PUK que deverão ser anotadas e guardadas em local seguro.
PIN é o nome dado à senha de acesso ao seu Certificado Digital. Essa senha será solicitada a cada uso do remoteID.
A senha PUK (12 palavras) será requisitada sempre que você desejar cadastrar uma nova PIN para o seu Certificado. Anote a lista de palavras exatamente na ordem apresentada se desejar, para isso, use o cartão de senha que você recebeu no kit no momento da validação.
Após clicar em ANOTADO, o próximo passo é a configuração do e-TOKEN. Ele é o seu segundo fator de autenticação e será requisitado toda vez que você utilizar o seu Certificado remoteID por meio do computador, assim como a senha PIN.
- c) Insira a senha PIN e clique em PRÓXIMO.
- d) Baixe o app remoteID Certisign em seu smartphone e escaneie o QR CODE demonstrado na tela da plataforma.
- e) Após a leitura do QR Code, aparecerá a mensagem "Token Inicializado". Isso ativará seu aplicativo e irá gerar seu código de transação temporário (e-Token).
EMISSÃO
Depois de criar a sua conta remoteID, é hora de iniciar a emissão.
Na sua conta remoteID:
- a) Clique no menu CERTIFICADOS, disponível no canto superior esquerdo e em seguida clique em EMITIR CERTIFICADOs.
- b) Insira o NÚMERO DO SEU PEDIDO (enviado para o seu e-mail quando recebeu a confirmação da sua compra); CÓDIGO DE EMISSÃO 1 (entregue no momento da validação) e CÓDIGO DE EMISSÃO 2 (enviado para o mesmo e-mail o qual você recebeu o número de pedido) e clique em BUSCAR.
- c) Dê um nome para o seu Certificado Digital remoteID e insira seu PIN e o código do TOKEN que é gerado no aplicativo remoteID.
Seu certificado digital já foi emitido na nuvem com sucesso! Agora você precisará instalar o aplicativo DesktopID em seu computador para que haja comunicação com o certificado. Clique aqui para auxílio na configuração do aplicativo DesktopID.
2. Criar conta:
Você precisa configurar sua conta e preparar o seu smartphone clicando aqui .
CONFIGURAÇÃO DE CONTA
- a) Clique aqui e crie uma conta na plataforma remoteID.
Depois, acesse o e-mail utilizado na criação da conta e confirme o seu cadastro para seguir à próxima etapa do processo CADASTRO DE SENHA.
CADASTRO DE SENHA PARA O CERTIFICADO DIGITAL
Depois de criar seu login e senha de acesso à plataforma remoteID, é hora de acessar sua conta na nuvem para cadastrar a senha do seu Certificado Digital.
- a) Clique em CERTIFICADOS e logo em seguida em AUTENTICAÇÃO, no canto superior esquerdo.
- b) Depois, clique em PIN e informe e confirme a senha que deseja cadastrar. Finalize clicando em SALVAR. Ao clicar em SALVAR, serão geradas 12 palavras que formam a sua senha PUK que deverão ser anotadas e guardadas em local seguro.
PIN é o nome dado à senha de acesso ao seu Certificado Digital. Essa senha será solicitada a cada uso do remoteID.
A senha PUK (12 palavras) será requisitada sempre que você desejar cadastrar uma nova PIN para o seu Certificado. Anote a lista de palavras exatamente na ordem apresentada se desejar, para isso, use o cartão de senha que você recebeu no kit no momento da validação.
Após clicar em ANOTADO, o próximo passo é a configuração do e-TOKEN. Ele é o seu segundo fator de autenticação e será requisitado toda vez que você utilizar o seu Certificado remoteID por meio do computador, assim como a senha PIN.
- c) Insira a senha PIN e clique em PRÓXIMO.
- d) Baixe o app remoteID Certisign em seu smartphone e escaneie o QR CODE demonstrado na tela da plataforma.
- e) Após a leitura do QR Code, aparecerá a mensagem "Token Inicializado". Isso ativará seu aplicativo e irá gerar seu código de transação temporário (e-Token).
3. Agende a validação:
Então, você precisa agendar a validação presencial.
Clique aqui para fazê-lo.