Dúvidas - Certificado Digital
Consulte as dúvidas mais frequentes, pela etapa do ciclo de vida do certificado
As etapas de compra são:
• solicitação;
• pagamento;
• agendamento do atendimento e entrega do Certificado;
• realização do atendimento;
• emissão (entrega) do Certificado Digital.
Neste caso, antes de solicitar o novo Certificado Digital é necessário realizar a alteração do Representante Legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após esse processo, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa.
Não. O Certificado Digital é um documento de identificação de uso pessoal e intransferível. Uma vez emitido em nome do titular, os dados do Certificado Digital não podem ser alterados, sendo necessária uma nova compra.
No entanto, antes de solicitar o novo Certificado Digital é necessário realizar a alteração do Representante Legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após esse processo, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa.
O antigo Certificado, com os dados desatualizados, deve ser revogado.
Acessar a 2ª via do boleto é simples, basta clicar aqui e se identificar por meio do seu login e senha.
Ah, importante: os boletos são gerados com o prazo de pagamento de 3 dias após a compra. Portanto, se o boleto que deseja a segunda via já venceu, é preciso realizar um novo pedido.
• Faça a solicitação de um produto aqui em nosso site;
• Na etapa de pagamento, informe o número do voucher;
• Depois, agende o atendimento e entrega do Certificado;
• Compareça ao atendimento;
• Emita (receba) seu Certificado Digital.
Não é possível alterar a forma de pagamento de um pedido já pago.
Se você ainda não efetivou o pagamento e tinha escolhido quitar a compra por meio do boleto, mas gostaria de fazê-lo por meio do cartão de crédito, basta não quitá-lo e realizar um novo pedido.
Agora, se você já efetivou o pagamento por meio de cartão, é preciso cancelar. Para isso, solicite o reembolso clicando aqui.
Para solicitar o reembolso ou cancelamento, basta clicar aqui.
Se você já tem o Certificado Digital e precisa apenas de um cartão (mídia) para armazená-lo,basta clicar neste link para comprar. Não se esqueça de que para o cartão funcionar é preciso ter uma leitora – ela pode ser comprada neste mesmo link.
Se você já tem o Certificado Digital e precisa apenas de um token (mídia) para armazená-lo, basta clicar neste link para comprar.
Em nosso site você pode comprar até 10 Certificados Digitais em um único pedido. As etapas da compra são:
• solicitação;
• pagamento;
• agendamento do atendimento e entrega do Certificado;
• realização do atendimento;
• emissão (entrega) do Certificado Digital.
Agora, se você precisa de mais de 10 Certificados Digitais, é preciso realizar a compra por meio do telefone: 4020-2430 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-025-1501 (demais localidades, disponível apenas para telefone fixo), de segunda a sexta, das 09h às 18h - exceto feriados nacionais.
Cada mídia, cartão ou token, pode comportar até quatro Certificados Digitais, dependendo do tipo. No entanto, não recomendamos tal prática, pois em caso de problemas na mídia, esquecimento de senha ou qualquer outra eventualidade que possa causar dano, todos os Certificados armazenados serão perdidos, sem a possibilidade de recuperação.
Neste caso, é preciso realizar uma nova compra. Fique tranquilo que o boleto vencido não gerará cobranças.
Se você já comprou e realizou o atendimento, presencial ou por videoconferência, não é possível incluir esta informação no seu Certificado Digital, sendo necessária uma nova compra.
Agora, se você ainda não tem um Certificado Digital, para que estas informações constem nele, é preciso apresentar o documento do CEI (Cadastro especifico do INSS) ou CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física), presencialmente ou por e-mail, no caso de atendimento por videoconferência.
O Certificado Digital A1 é emitido e armazenado no computador. O uso da senha de acesso é opcional e sugerirmos, para a sua segurança, que você grave uma cópia dele em um outro dispositivo para os casos em que, por exemplo, seu computador seja formatado. Outra característica deste tipo de Certificado é a validade restrita a um ano (12 meses).
Características do Certificado A1
• Armazenado e emitido no computador.
• Senha opcional.
• Permite a cópia e uso em outros dispositivos.
• Validade de 1 ano (12 meses).
• Não exige o uso de mídias (Cartão/Token).
• Dispensa a necessidade do preparo do computador para o uso.
Já o Certificado Digital A3 é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, que pode ser um Cartão e Token (parece um pen drive), ou na nuvem, o qual chamamos de remoteID. A validade deste Certificado pode ser de até 60 meses, dependendo do local de armazenamento. E, nesta modalidade, o acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem.
Características do Certificado A3
• Armazenado e emitido em mídias (Cartão, Token ou nuvem).
• É protegido por senha ou duplo fator de autenticação.
• Não pode ser copiado.
• Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses).
• Exige o uso da mídia, exceto se armazenado na nuvem.
• O computador deve ser preparado antes do primeiro uso.
Sim, é possível. Se você deseja ter apenas um Certificado Digital, SEM o cartão ou token, acesse nossa loja virtual e no menu do lado esquerdo selecione “Somente Certificado”. Lembramos que este tipo de Certificado, o qual é do tipo A3, somente funciona quando está armazenado em uma mídia, cartão ou token.
O Certificado Digital indicado para a prática médica é o e-CPF. Com ele o profissional pode dar andamento a sua rotina profissional e, também, utilizá-lo em outras aplicações, como para o envio do Imposto de Renda e acesso a serviços da Receita.
Existem vários tipos de e-CPF e você deve escolher o Certificado Digital que melhor se adequa a sua rotina. Há dois tipos de Certificados, o A1 e o A3.
• Certificado Digital e-CPF A1: ele é emitido e armazenado no seu computador. Pode ser copiado para outras máquinas se desejar. A validade é de até 12 meses.
• Certificado Digital e-CPF A3: ele é emitido e armazenado no cartão, token ou na nuvem. Se você já tem a Carteira de Identidade Profissional com chip também pode usá-la para armazenar seu Certificado. Neste caso, quando for adquirir o produto, opte pela opção “Somente Certificado”. A validade dos Certificados Digitais A3 varia de 12 a 60 meses.
Para comprar o Certificado Digital é necessário que a pessoa, a qual será a titular dele, esteja ativa e regular na Receita Federal do Brasil.
Sim, é possível, desde que o Certificado Digital ainda não esteja emitido.
Se você já tem um Certificado emitido, não é possível incluir esta informação. Será preciso comprar um novo.
Agora, se você ainda não tem um Certificado Digital, basta realizar a compra e na etapa de atendimento apresentar, presencialmente ou por e-mail – se for videoconferência-, este documento.
Sim, pode, desde que você esteja regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para realizar a compra, acesse o site da ACOAB clicando aqui.
Não existe, não. Apenas haverá custo adicional se você desejar contratar o serviço de atendimento em sua residência, empresa ou no exterior.
Os preços do Certificado Digital variam de acordo com o seu tipo e validade. Você pode consultar todas as opções em nossa loja. O pagamento pode ser feito por boleto, débito em conta (correntistas Itaú) ou parcelado em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Veja as informações, de acordo com a situação.
• Pagamento do Certificado ainda não foi realizado: Neste caso, basta realizar um novo pedido.
• O Certificado Digital já foi emitido há mais sete dias: nesta situação, não é possível trocar o modelo, sendo necessária uma nova compra.
• Pagamento já realizado/Certificado Digital foi emitido há menos de sete dias OU ainda não foi emitido: neste caso teremos que reembolsar o seu pedido para que você faça uma nova compra. Para solicitar o reembolso ou cancelamento, clique aqui.
É simples. Basta acessar a sua área de cliente! Clique aqui e, em seguida, acesse Meus Pedidos – do lado direito da página. Insira seu e-mail (login) e senha. Depois, é só consultar seus pedidos e detalhes.
Se você já realizou o pagamento de ambos os pedidos, você terá que solicitar o reembolso de um deles. Para solicitar o reembolso ou cancelamento, clique aqui.
Agora, se você realizou apenas o pagamento de um dos pedidos, está tudo bem. O outro será cancelado automaticamente.
Há duas opções:
• Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados e que escolherem um novo Certificado igual ao anterior.
• Atendimento presencial nos Estados Unidos, Portugal, Itália, Israel e França: neste caso, você pode ir até às unidades destes locais ou solicitar o atendimento em domicílio. Este serviço tem preço sob consulta e está sujeito à disponibilidade. Para saber mais, clique aqui.
Sim, precisa. Para cada número de CEI é preciso ter um Certificado Digital.
É o momento em que a identidade do solicitante é confirmada. Trata-se de uma etapa indispensável para a posterior emissão (entrega) do novo Certificado Digital.
Aqui na Certisign nós oferecemos dois modelos de atendimento:
• Presencial - para todos os clientes.
• Videoconferência - para os clientes com dados biométricos cadastrados.
Para agendar, é preciso ter realizado o pagamento e clicar aqui. Será necessário informar o Número do Pedido e o CPF/CNPJ do titular do Certificado Digital. Depois, é só escolher o melhor dia e horário.
Se você tiver dúvida em relação ao número do pedido, esta informação foi enviada no e-mail de confirmação de compra/solicitação. Ele começa com CERTI ou com 17. Se não localizar este e-mail em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.
A documentação pode ser consultada aqui.
Na situação do atendimento presencial, os documentos devem ser apresentados no dia e hora agendados.
Já na situação de atendimento videoconferência, os arquivos devem ser digitalizados em formato PDF e enviados, antecipadamente, para o e-mail da AR que prestará o atendimento. No assunto do e-mail, informe “Documentos videoconferência + número do pedido”. Fique tranquilo: todas essas instruções são enviadas ao seu e-mail.
É um atendimento virtual no qual a identidade do solicitante é confirmada. No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento.
Depois de efetuar o pagamento, basta clicar aqui. Vale ressaltar que o atendimento por videoconferência é restrito aos clientes com biometria cadastrada.
Durante a compra em nosso site, na etapa de agendamento do atendimento e entrega do Certificado Digital, caso tenha biometria cadastrada, aparecerá automaticamente a opção de videoconferência.
Pode sim. Para isso, o dispositivo precisa ter uma câmera e conexão à internet.
Se optar por fazer a videoconferência pela celular, é preciso instalar previamente o aplicativo, que pode variar de acordo com a Autoridade de Registro que for realizar seu atendimento. Há três possibilidade: Teams, Zoom ou Webex. Mas não se preocupe: você será avisado por e-mail.
Agora, se você optar por realizar a videoconferência pelo computador, é só clicar no link que será enviado, próximo da hora agendada, para iniciar o atendimento.
•Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.
•Instalar, previamente, o aplicativo para a realização da videoconferência caso utilize celular ou tablet.
Fique tranquilo: todas essas informações são enviadas por e-mail antes do atendimento. Se você quiser saber sobre esta etapa clique aqui.
Sim, desde que você tenha biometria cadastrada.
• Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados.
Sim, é possível. Há duas alternativas:
1. Se você tiver dados biométricos cadastrados o atendimento pode ser realizado por videoconferência. Ou
2. Se a sua situação não atender aos critérios mencionados, é possível solicitar o atendimento em domicílio.
Sim, desde que você tenha biometria cadastrada.
Não. O atendimento por videoconferência ou em uma unidade no Brasil não tem custo.
Sim, desde que ele tenha dados biométricos cadastrados.
Sim, desde que ele tenha dados biométricos cadastrados.
Se o titular do Certificado estiver identificado como administrador no Ato Constitutivo, mesmo que a cláusula administrativa cite a representação em conjunto, ele pode se apresentar sozinho no atendimento.
Sim, ambos precisam. Neste caso, eles devem seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o atendimento - esta comunicação é enviada ao e-mail informado nos dados de faturamento.
Sim. Neste caso, ambos devem seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o atendimento - esta comunicação é enviada ao e-mail informado nos dados de faturamento.
O titular do Certificado Digital. No caso das Pessoas Jurídicas, o titular é o Representante Legal cadastrado na Receita.
No entanto, é possível nomear um Responsável Legal para usar o Certificado em nome da empresa por meio da procuração pública. Daí neste caso, o Representante Legal (responsável pela empresa) e o Responsável Legal (previsto em procuração para o uso do Certificado Digital), devem realizar juntos o atendimento.
A procuração original, bem como a segunda via, somente será aceita pela Autoridade Certificadora se tiver sido emitida até 90 dias antes da data do atendimento, e nela devem estar especificados os poderes para o representante atuar perante à ICP-Brasil. Vale ressaltar que a apresentação da procuração não elimina a necessidade do comparecimento do Representante Legal no momento do atendimento.
O atendimento pode levar de 15 a 30 minutos.
A representação do falecido deve ser realizada por meio do seu representante nomeado em uma decisão judicial (Ex.: Alvará, Ofícios, Declarações etc.) específica para emitir o Certificado em nome dele.
A Certidão de Inventariante é requisitada quando o representante da Pessoa Jurídica, nomeado apenas no Ato Constitutivo, sem vínculo à Receita, é o titular falecido.
Não, não pode. O atendimento é separado para cada Certificado Digital.
Não, não pode. O titular precisa estar na videoconferência, impreterivelmente.
Infelizmente, isso ocorre quando o cliente anterior se atrasa para o atendimento. Neste caso, não é preciso tomar nenhuma medida, pois entraremos em contato, por telefone ou e-mail, para reagendar e realizar o atendimento. Sentimos muito pelo transtorno.
Por meio de um link que será enviado ao seu e-mail. No dia e hora agendados, assim que clicar no link e informar o seu código de acesso, um Agente de Registro estará aguardando para iniciar o atendimento.
O link para realizar a videoconferência é enviado ao e-mail que você informou nos dados de faturamento do seu Certificado Digital. Verifique, além da sua caixa de entrada, as pastas lixo eletrônico e spam.
Para emitir o Certificado Digital, siga as instruções do e-mail “Emissão do Certificado Digital” ou clique aqui e siga os passos a passos dos itens Instalação de Drivers e Emissão de A1 e A3, nesta ordem.
Importante:
• Utilize o navegador Google Chrome. Você também vai precisar de conexão à internet e perfil de administrador para instalar programas.
• Para emitir seu Certificado é necessário informar os códigos de emissão 1 e 2.
• O prazo para o recebimento do e-mail “Emissão do Certificado Digital”, no qual constam o código de emissão 2 e o link para emitir, é de até 72 horas, após a realização do atendimento. Além de checar sua caixa de entrada, verifique as pastas lixo eletrônico e spam.
Windows
Para emitir o Certificado Digital, siga as instruções do e-mail “Emissão do Certificado Digital” ou clique aqui e siga o passo a passo do item Emissão de A1 e A3.
• Utilize o navegador Google Chrome. Você também vai precisar de conexão à internet e perfil de administrador para instalar programas.
• Para emitir seu Certificado é necessário informar os códigos de emissão 1 e 2.
• O prazo para o recebimento do e-mail “Emissão do Certificado Digital”, no qual constam o código de emissão 2 e o link para emitir, é de até 72 horas, após a realização do atendimento. Além de checar sua caixa de entrada, verifique as pastas lixo eletrônico e spam.
macOS
Para emitir e, posteriormente, usar o Certificado Digital em seu macOS, clique aqui e siga o passo a passo.
Para emitir seu Certificado Digital na nuvem, siga as instruções do e-mail “Emissão do Certificado Digital” ou clique aqui e siga o passo a passo.
• Para emitir seu Certificado é necessário informar os códigos de emissão 1 e 2.
• O prazo para o recebimento do e-mail “Emissão do Certificado Digital”, no qual constam o código de emissão 2 e o link para emitir, é de até 72 horas, após a realização do atendimento. Além de checar sua caixa de entrada, verifique as pastas lixo eletrônico e spam.
O código de emissão 1 é entregue impresso no momento do seu atendimento presencial. Já no atendimento por videoconferência há duas possibilidades: ele é mostrado durante a sessão ou enviado por e-mail quando termina a reunião virtual.
Já o código de emissão 2 é enviado ao seu e-mail na mensagem “Emissão do Certificado Digital”. Se você não localizou esta comunicação em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.
Cada mídia, cartão ou token, pode comportar até quatro Certificados Digitais, dependendo do tipo. No entanto, não recomendamos tal prática, pois em caso de problemas na mídia, esquecimento de senha ou qualquer outra eventualidade que possa causar dano, todos os Certificados armazenados serão perdidos, sem a possibilidade de recuperação
1. Baixe o aplicativo em seu celular ou tablet
• Depois de ter feito a etapa do atendimento por videoconferência ou presencial, vá até a App Store ou Google Play e digite “Certisign” na barra de buscas. Feito isso, você encontrará o aplicativo “mobileID”.
• Faça o download do aplicativo “mobileID”.
2. Emita o Certificado Digital no celular ou tablet
• Com o App já baixado e aberto, clique na opção “Minhas identidades”.
• Em seguida você criará uma senha, a qual será solicitada toda vez que utilizar o seu Certificado Digital. Portanto, memorize-a.
• Feita a definição da senha, vá em “Novo” e, depois, em “Emitir Certificado”.
• Coloque o número do pedido e o Código de Emissão 1 (entregue/mostrado ou enviado pelo Agente de Registro durante o atendimento) e o Código de Emissão 2 (enviado por e-mail após o atendimento). Após inserir as informações, clique em “Buscar pedido” e, depois, em “Emitir Certificado”.
• Digite novamente a senha, definida no início do processo, e pronto! Seu Certificado está emitido.
3. Baixe o DesktopID
Por fim, em seu computador, clique aqui e instale o DesktopID. É este programa quem fará a conexão entre o seu Certificado e a aplicação que você acessar.
Ele pode ser instalado nos sistemas operacionais:
• Windows 7 ou superior;
• macOS 10.12 ou superior
- Localize o arquivo da cópia de segurança e clique 2 vezes sobre o arquivo. Abrirá a janela do "Assistente para importação de Certificados". Clique em AVANÇAR.
- Selecione o Certificado Digital a importar e clique em AVANÇAR.
- Informe a senha cadastrada no momento da criação do backup do Certificado Digital e selecione a opção "Marcar a chave particular como exportável" e "Ativar proteção de Chaves privadas fortes". Clique em AVANÇAR.
- Selecione a opção "Selecionar automaticamente o armazenamento de certificado conforme o tipo de certificado". Clique em AVANÇAR e em seguida em CONCLUIR.
- Será exibido o alerta "Um aplicativo está solicitando o acesso a um item protegido" onde as chaves serão importadas. Clique em "Definir Nível de Segurança".
- Selecione a opção ALTO. Clique em AVANÇAR.
- Crie a senha de utilização. Clique em CONCLUIR e em seguida em OK.
- Abra o navegador e no menu clique em CONFIGURAÇÕES.
- Em seguida, clique em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS.
- Clique em GERENCIADOR DE CERTIFICADOS.
- Clique em IMPORTAR. Abrirá a janela do "Assistente para importação de Certificados". Clique em AVANÇAR.
- Selecione o Certificado Digital a importar e clique em AVANÇAR.
- Informe a senha cadastrada no momento da criação do backup do Certificado Digital e selecione a opção "Marcar a chave particular como exportável" e "Ativar proteção de Chaves privadas fortes". Clique emAVANÇAR.
- Selecione a opção "Selecionar automaticamente o armazenamento de certificado conforme o tipo de certificado". Clique em AVANÇAR e em seguida em CONCLUIR.
- Será exibido o alerta "Um aplicativo está solicitando o acesso a um item protegido" onde as chaves serão importadas. Clique em "Definir Nível de Segurança".
- Selecione a opção ALTO. Clique em AVANÇAR.
- Crie a senha de utilização. Clique em CONCLUIR e em seguida em OK.
A renovação deve ser solicitada em nosso site. Veja as instruções de acordo com o tipo de Certificado:
Certificado Digital do tipo A3 (cartão ou token) - VÁLIDO
Com o Certificado Digital plugado no computador, acesse este link, usando o navegador Chrome. As etapas são:
Pessoa Física:
• Solicitação
• Pagamento
• Confirmação de dados
• Emissão do novo Certificado Digital
Pessoa Jurídica:
• Solicitação
• Pagamento
• Confirmação de dados
• Envio da documentação da empresa
• Emissão do novo Certificado Digital – o produto será disponibilizado em até 3 dias uteis após o pagamento e aprovação da documentação.
Importante: a renovação pode ser feita totalmente on-line, desde que não tenha ocorrido alteração cadastral durante o prazo de validade atual.
Certificado Digital do tipo A3 (cartão ou token) – EXPIRADO ou
Certificado Digital do tipo A1 (no computador) – VÁLIDO/ EXPIRADO
Neste caso, é preciso solicitar um novo Certificado Digital em nosso site. Se você tiver dados biométricos cadastrados, o seu atendimento e entrega do Certificado podem ser feitos por videoconferência.
Se a sua situação não atender esses critérios, o atendimento e entrega do Certificado são realizados presencialmente em uma das nossas unidades ou vamos até você (sob contratação).
Porque o Certificado Digital é um documento de identificação e possui validade assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte etc.
A data de validade do seu Certificado Digital pode ser verificada em nossa Central de Testes.
A renovação on-line está disponível para Certificados Digitais, do tipo A3, que ainda estejam válidos. Já a renovação por videoconferência pode ser realizada pelos clientes que tiverem biometria cadastrada.
Durante a compra em nosso site, na etapa de agendamento do atendimento e entrega do Certificado Digital, caso tenha biometria cadastrada, aparecerá automaticamente a opção de videoconferência.
Sim, é possível. Há três cenários:
Renovação on-line: para Certificados Digitais A3, no cartão/token, válidos.
Renovação por videoconferência: para Certificados Digitais A3, no cartão/token, expirados e Certificados A1, no computador, expirados e válidos – desde que você tenha biometria cadastrada.
Atendimento em domicílio: para todos os tipos de Certificados. Você pede um novo em nosso site e contata o serviço de atendimento e entrega do Certificado Digital em domicílio.
Sim, pode.
Não. O sistema macOS não é compatível com o processo de emissão do Certificado Digital. Se esse é o seu sistema operacional, você deve realizar a emissão do novo Certificado utilizando um computador com sistema operacional Windows. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu Mac.
Veja o passo a passo para emitir o Certificado Digital aqui.
Sim. Você será notificado por meio do e-mail cadastrado no momento da solicitação do Certificado Digital. Esses avisos são enviados 90, 60, 45, 30, 15 e 5 dias antes da expiração. Fique atento a essas mensagens.
Você deve reagendar o atendimento, clicando aqui.
Você precisa reagendar seu atendimento ou solicitar o serviço de Atendimento Externo, no qual vamos até o local de sua preferência emitir o Certificado Digital (sob contratação). Devido a pandemia Coronavírus solicitamos, por gentileza, que antes de comparecer à unidade agendada, entre em contato para checar se o local está funcionando.
- Notas Fiscais e o e-CNPJ