Dúvidas - mobileID
Consulte as dúvidas mais frequentes sobre mobileID
O mobileID Certisign é um serviço de Identificação Forte que por meio do Certificado Digital ICP-Brasil permite a autenticação do usuário e a assinatura de documentos no meio eletrônico, diretamente de dispositivos móveis, com validade jurídica.
O mobileID Certisign funciona como mais uma opção de armazenamento de Certificados Digitais, porém com mais mobilidade e conveniência.
O mobileID Certisign aceita 2 tipos de certificados, são eles:
e-CPF Certisign RFB do tipo A1 - Certificado voltado para pessoas físicas, onde é possível criar uma cópia de segurança para armazenagem fora do dispositivo móvel (celular ou tabelt);
e-CNPJ Certisign RFB do tipo A1 - Certificado digital voltado para pessoas jurídicas. onde é possível criar uma cópia de segurança para armazenagem fora do dispositivo móvel (celular ou tablet);
As versão do Google Android que são compatíveis com o aplicativo mobileID Certisign:
Google Android
Google Android 4.4 ou superior;
Guia de Instalação Android
As versão da Apple IOS que são compatíveis com o aplicativo mobileID Certisign:
Apple IOS
Apple IOS 8 ou superior;
Guia de Instalação IOS
Para emitir seu certificado digital e-CPF Mobile ou e-CNPJ Mobile, basta abrir o aplicativo e clicar em "Minhas Identidades". Após isso, clique em novo e logo em seguida em "Emitir Certificado".
Basta seguir as instruções e preencher os dados solicitados, que você receberá em sua validação presencial.
Esta senha é necessária para uso do seu certificado digital. Não há restrição de criação, porém ressaltamos que a mesma é extremamente necessária para uso do aplicativo mobileID Certisign.
Pode ocorrer de que, ao utilizar o aplicativo mobileID Certisign, suas solicitações não sejam notificados em seu celular/tablet. Caso isso ocorra, siga as orientações abaixo:
Verifique sua conexão de dados ou wi-fi (sem esta conexão, as notificações não chegarão ao seu celular/tablet);
Para caso em que o aplicativo está sendo utilizando em Google Android 6.0, você deve verificar se o aplicativo está com todas as permissões habilitadas. Vá em Configurar > Aplicativos > Certisign mobileID e clique em "permissões". Habilite todas as permissões;
Em caso de reinstalação do aplicativo mobileID Certisign no Google Android, certifique-se que antes de reinstalar, a pasta "Certisign" seja deletada. Para isso utilize seu gerenciador de arquivo do celular e remova a pasta em questão.
Caso você não consiga utilizar o aplicativo, mesmo realizando os procedimentos acima citados, entre em contato com o nosso suporte ou veja o "Guia mobileID Apple IOS" ou o "Guia mobileID Google Android".
Este erro pode ocorrer em algumas situações onde o aplicativo acabou de ser atualizado. Para isso, basta clicar em "Reconectar depois", logo em seguida clicar em "Minhas Identidades" e clicar no certificado digital para ativá-lo.
Qualquer dúvida de uso e de configuração do mobileID Desktop, acesse nosso "Guia de uso mobileID Apple IOS" e "Guia de uso mobileID Google Android".
Sim. O Certificado digital mobileID do tipo A1 pode ser exportado, realizando assim o que chamamos de "cópia de segurança". Para isso, basta acessar seu aplicativo mobileID, ir em "Configurações" e depois em "Exportar Certificados". Feito isso, basta conectar seu celular no computador e exportá-lo.
Atenção: para celulares Google android, basta acessar a pasta "Certisign" para a retirada da cópia de segurança. Porém, para aplicativos em celulares Apple IOS, será necessário o uso do Itunes.
Qualquer dúvida de uso e de configuração do mobileID Desktop, acesse nosso "Guia de uso mobileID Android" e "Guia de uso mobileID IOS".
Para realizar a renovação do seu Certificado Digital armazenado no seu aplicativo MobileID, é necessário instalar o MobileID Desktop. Tendo feito a instalação e configuração, acesse o portal de Renovação da Certisign clicando aqui e siga as instruções do "Guia de uso MobileID - Renovação".
ATENÇÃO: Qualquer dúvida de uso e de configuração do mobileID Desktop, acesse nosso "Guia de uso mobileID Desktop".
O mobileID Desktop é um software que permite que você utilize o seu aplicativo mobileID Certisign em qualquer website ou aplicação web que utilize Certificação Digital, cadastrando o seu certificado digital e-CPF ou e-CNPJ Mobile RFB.
Qualquer dúvida de uso e de configuração do mobileID Desktop, acesse nosso "Guia de uso mobileID Android" e "Guia de uso mobileID IOS".
Atualmente, o mobileID Desktop está disponível apenas para plataforma Windows (Windows 7,8, 8.1 e 10) e também para MAC OSx 10.10 (Yosemite), 10.11 (El Capitan) e 10.12 (Sierra). Lembramos que para configuração e utilização do mesmo é necessário conexão com a internet.
Caso seu sistema operacional seja Windows 7 64 bits, é necessário instalar um hotfix da Microsoft. Clique aqui para instalar.
Ao realizar o cadastro de sua identidade digital no mobileID Desktop, sua identidade digital será publicada nos seguintes navegadores:
Microsoft Windows
Internet Explorer 10 ou superior;
Mozilla Firefox 30 ou superior;
Google Chrome 46 ou superior.
Apple MAC OSx
Mozilla Firefox 30 ou superior.
Observação: Para uso do mobileID Desktop MAC OSx, é necessário a configuração da dll "libCertinextProvider.dylib". Para maiores informações acesse o Guia de Uso - mobielID Desktop MAC OSx
O mobileID Desktop foi desenvolvido para que os aplicativos IOS e Android possam ser utilizados em qualquer aplicação web ou website que utilize a tecnologia de certificação digital.Ou seja, os serviços e-CAC, e-Social, NF-e Paulistana, entre outras, poderão ser utilizadas com oMobileID. Apenas ressaltamos que muitas aplicações possuem restrição para alguns certificadosdigitais.
Para configurar o mobileID Desktop, primeiramente todos os campos da tela "Instalação mobileID" devem estar preenchidos. Outro ponto que deverá ser verificado é se a sua conexão com a internet está ativa, caso contrário a comunicação com o aplicativo mobileID não será efetuada.
Maiores detalhes sobre a instalação do mobileID Desktop, você poderá verificar no "Guia mobileID Desktop".
Guia de Instalação Desktop
Se você reativou seu certificado digital no aplicativo mobileID, você deve reconfigurá-lo no mobileID desktop. Para isso, descadastre o mesmo no seu mobileID desktop e faça o cadastro do seu celular/certificado digital novamente.
Qualquer dúvida, acesse nosso "Guia de uso mobileID Desktop"